segunda-feira, outubro 11, 2010


Círio de Nazaré

0
"...Ó Virgem Mãe amorosa,
Fonte de amor e de fé,
Dai-nos a bênção bondosa,
Senhora de Nazaré..."

A mais de dois séculos, as ruas de Belém do Pará são o cenário de uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nossa Senhora da Nazaré, a procissão é realizada no segundo domingo do mês de outubro (no caso ontem) e percorre boa parte do centro histórico da cidade em um trajeto de aproximadamente 4,6 km.
Esta procissão encontra-se fortemente associada a cultura local e inclusive figura como patrimônio imaterial da humanidade e teve início em 1793.
Como todo ano esteve presente muitos devotos, pessoas de outras cidades, estados e estrangeiros, chegou a  2,2 milhões de fiéis, segundo o Dieese.
As Forças Armadas e as polícias militar e civil utilizaram dez mil homens e mulheres, acrescidos de 12 mil voluntários da Cruz Vermelha, para garantir a segurança dos romeiros. O novo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, ficou impressionado com a devoção dos paraenses e também ao ver tanta gente nas ruas. "É uma demonstração de fé única, que não pode ser descrita mas vivida", disse.
Que orgulho da minha cidade!
2010

2010
promesseiros na corda que puxa a Berlinda levando a imagem de Nª Srª de Nazaré de 2008
 Quem quiser ver um pouquinho veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? comenta!, sua opinião é muito importante para nós e não se esqueça de voltar pois nós sempre respondemos, alguma dúvida? nos mande um e-mail contatoggd@hotmail.com