sexta-feira, julho 30, 2010


Dê adeus aos comprimidos: aprenda a usar exercícios como aliados do sistema imunológico

0
Você sabia que exercícios podem melhorar o desempenho das defesas do seu organismo? Isso porque durante as atividades físicas acontece uma ativação extra dos hormônios, que tem o potencial de alterar o sistema imunológico, aquele que é responsável por deter os agentes nocivos. Então se você anda doentinha ou desanimada, deixe de lado a cartelinha de comprimidos e mexa-se!


Previna doenças

A prática de atividades físicas pode ser um meio preventivo e de redução dos fatores de risco de doenças associadas ao estilo de vida. Os exercícios também podem ser utilizados como parte do tratamento de doenças comprometedoras do sistema imunológico, impedindo seu progresso. Nada é de imediato, mas, em longo prazo, muitos benefícios já foram comprovados. "Há o aumento do metabolismo geral, incluindo sistema imunológico, o que significa que sua resposta é potencializada, rápida e eficaz contra vírus recorrente", diz o Dr. Mauro Vaisberg, mestre em Imunologia e especialista em Medicina Esportiva.

Quem pratica alguma atividade física tem uma resposta natural do organismo denominada estresse físico e que vai atuar em vários pontos numa complexa sequência de eventos. Isso é a resposta imune. Diversos parâmetros (como número de células, função e resposta celular) vão responder diferentemente ao tipo de atividade física realizada.

O Dr. Mauro explica: "O treinamento ajuda o organismo a se preparar para responder de maneira mais adequada a estímulos de estresse. O mesmo acontece em relação ao sistema imune. O exercício melhora a função de várias células de defesa do organismo. Podemos citar as células Natural Killer (células NK). Entre outras funções, elas atuam na vigilância do sistema imune contra o câncer. Está bem documentado que exercícios estimulam muito a função das células NK". De acordo com o médico, é um dos motivos pelos quais corredores apresentam menor incidência para alguns tipos da doença.

TESTE: QUAL ATIVIDADE FÍSICA MAIS COMBINA COM VOCÊ?

Com regularidade

Mas não é só sair malhando e pronto. Há fatores que devem ser levados em conta para que os exercícios sejam aliados do sistema imunológico. "Devem ser feitos com regularidade e não serem exaustivos. É importante que o praticante faça o exercício em um estado mental de relaxamento. Não é adequado usá-lo como fator de relaxamento, pois o exercício pode distrair, não relaxar", esclarece o Dr. Mauro. Ele aconselha: "Associe uma técnica de relaxamento ao exercício. Isso ajuda a manter um bom funcionamento do sistema imune, além de ajudar no sono, outro fator de extrema importância para manter uma boa resposta imune". E não esqueça da alimentação: um cardápio balanceado e variado é fundamental.

Para colher bom resultado, não dá para investir em qualquer tipo de exercício. De acordo com o especialista em Imunologia e Medicina Esportiva, caminhadas, corrida, natação e ciclismo são as modalidades que rendem mais resultados satisfatórios. "A maior parte dos estudos relacionando exercícios e sistema imune, foram feitos com exercícios aeróbios", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? comenta!, sua opinião é muito importante para nós e não se esqueça de voltar pois nós sempre respondemos, alguma dúvida? nos mande um e-mail contatoggd@hotmail.com